segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O QUE É "CAPÍTULO"?


Muitas pessoas acham estranho o termo “Capítulo” utilizado na Ordem DeMolay para denominar os núcleos, células em que os grupos de DeMolays se reúnem. Isso se dá porque, geralmente, a palavra “capítulo” detona uma divisão de um livro, lei ou estatuto.

Na verdade, o termo “Capítulo” é muito utilizado na Maçonaria, sendo, por exemplo, o órgão que administra os graus 15 a 18 do Rito Escocês, chamado de “Capítulo Rosa-Cruz”, ou o órgão que administra os graus entre “Mestre de Marca” e “Maçom do Real Arco” no Rito de York, chamado de “Capítulo de Maçons do Real Arco”.

Afinal de contas, o que é “Capítulo”?

Ao consultarmos um bom dicionário, veremos que Capítulo, além de uma divisão de um livro, pode ser também um ramo de uma sociedade, uma assembléia de monges ou de uma Ordem, ou qualquer assembléia geral.



No caso da Ordem DeMolay, que tem profunda ligação simbólica com a Ordem dos Templários, pode-se verificar na história que os Templários chamavam suas assembléias gerais de “capítulos”. Capítulo não era o local da reunião, que poderia ser em qualquer lugar, geralmente um forte, castelo ou capela. Capítulo era a reunião em si, a assembléia. Então, quando queriam dizer que “hoje ocorrerá uma reunião dos Templários da Normandia”, dizia-se que “hoje ocorrerá um Capítulo dos Templários da Normandia”. “Capítulo” era exatamente sinônimo de reunião, de assembléia, nunca um lugar. Por isso, pode-se facilmente encontrar em livros de história que em determinada cidade européia “ocorreram muitos Capítulos da Ordem dos Templários”, ou seja, “ocorreram muitas assembléias da Ordem dos Templários”.

Com o tempo, o termo “Capítulo” começou a ser usado para denominar os núcleos relacionados à Ordens de Cavalaria ou Ordens Religiosas. Seu uso com o significado de reunião ou assembléia foi esquecido no cotidiano, mas encontra-se perpetuado pela Maçonaria e pela Ordem DeMolay.

Fonte: www.virtudecardeal.blogspot.com (Blog do Sênior DeMolay Kennyo Ismail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário